Aplicação do “Quadrinhos: Empreendedores do Futuro” – Fundamental I
Descrição:
   Os Quadrinhos Empreendedores do Futuro têm como objetivo abordar o empreendedorismo em linguagem lúdica e aderente ao público infanto-juvenil. 
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   1 hora
Código: 292000080038
Aplicação do “Quadrinhos: Empreendedores do Futuro” – Fundamental II
Descrição:
   Os Quadrinhos Empreendedores do Futuro têm como objetivo abordar o empreendedorismo em linguagem lúdica e aderente ao público infanto-juvenil. 
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   1 hora
Código: 292000080039
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Filmes
Descrição:
   Esta oficina proporciona aos estudantes do Ensino Fundamental uma oportunidade única de explorar como os filmes podem tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Durante o curso, os participantes aprenderão a analisar filmes de forma crítica, a relacionar conteúdos escolares com situações do mundo real e a desenvolver habilidades de interpretação e debate através de discussões estruturadas. Ao participar desta oficina, os estudantes poderão expandir sua compreensão dos temas abordados em sala de aula, além de fortalecer suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076607
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Jogos de Tabuleiros
Descrição:
   Esta oficina oferece aos estudantes do Ensino Fundamental a oportunidade de mergulhar no mundo dos jogos de tabuleiro como uma forma dinâmica e educativa de aprender. Durante o curso, os participantes poderão desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento estratégico, trabalho em equipe e comunicação através da interação com diferentes jogos. Além disso, os estudantes irão explorar como os jogos podem ser aplicados em diversas disciplinas, proporcionando uma experiência prática e divertida que reforça o aprendizado de conceitos acadêmicos de maneira lúdica e envolvente.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076608
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Jogos Digitais
Descrição:
   Nesta oficina, os estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar em um ambiente educativo e envolvente através dos jogos digitais. Eles irão desenvolver habilidades práticas, como resolução de problemas e pensamento crítico, enquanto exploram conteúdos acadêmicos de maneira interativa e estimulante. Além disso, os estudantes aprenderão a colaborar de forma eficaz, melhorar suas habilidades de comunicação e se familiarizar com tecnologias modernas, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo de maneira divertida e educativa.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076610
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Propostas Pedagógicas Diversas
Descrição:
   Nesta oficina, os estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de experimentar uma variedade de abordagens educacionais inovadoras. Eles poderão desenvolver habilidades como resolução de problemas, criatividade e colaboração através de atividades práticas e envolventes. Além disso, irão aprender a se engajar ativamente no processo de aprendizagem, explorando diferentes formas de entender e aplicar conhecimentos em contextos reais e significativos. Esta experiência não só fortalecerá seu aprendizado acadêmico, mas também os preparará para enfrentar desafios futuros com confiança e adaptabilidade.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076611
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Textos
Descrição:
   Nesta oficina, os estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de experimentar uma variedade de abordagens educacionais inovadoras. Eles poderão desenvolver habilidades como resolução de problemas, criatividade e colaboração através de atividades práticas e envolventes. Além disso, irão aprender a se engajar ativamente no processo de aprendizagem, explorando diferentes formas de entender e aplicar conhecimentos em contextos reais e significativos. Esta experiência não só fortalecerá seu aprendizado acadêmico, mas também os preparará para enfrentar desafios futuros com confiança e adaptabilidade.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076612
Aplicação dos Planos de Aula para Professores do Ensino Fundamental - Trechos de Filmes e Curtas
Descrição:
   Nesta oficina, os estudantes do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender de maneira envolvente e visual através de trechos de filmes e curtas-metragens. Eles desenvolverão habilidades como análise crítica, interpretação de contextos e expressão de ideias, explorando temas diversos de forma acessível e dinâmica. Além disso, irão expandir seu repertório cultural e emocional, através de discussões e atividades que estimulam a criatividade e o pensamento reflexivo. Esta experiência não só enriquecerá seu aprendizado acadêmico, mas também os preparará para compreender e se comunicar melhor com o mundo ao seu redor.
Instrumento:
 
Oficina
Aplicador:
 
Professor
Modalidade:
 
Presencial
Carga Horária:
   4 horas
Código: 372000076613
Empreendedorismo criativo, divertido e humano
Descrição:
    A BNCC trata em um dos seus textos: preparação básica para o trabalho e cidadania do educando (...). Entendemos que o empreendedorismo contempla essa finalidade já que através de práticas empreendedoras (inovação. criatividade, liderança, visão de futuro dentre outras) os jovens são estimulados a identificar suas habilidades, características e vocações, buscando assim solucionar problemas, criar alternativas gerando outras perspectiva de suas vidas.
Instrumento: 
  Palestra
Conteúdo Programático:
  • O que é empreender? 
  • Sonhos
  • Relação entre empreender e os sonhos
  • A figura do empreendedoras
  • Empreendedorismo divertido  humano
  • Jovem Empreendedor: Whindersson Nunes
  • Outras características empreendedoras.
Aplicador:
  Instrutor
Modalidade:
  Ambos
Carga Horária: 
  1 hora
Código: 222000030337
Empreendendo no seu Projeto de Vida 
Descrição:
    Proporcionar ao aluno autoconhecimento para compreensão de suas habilidades e limites para o alcance dos seus objetivos, bem como conduzi-lo para elaboração do Projeto de Vida, gerando uma visão comprometida e futuro, conferindo-o sentido e significado para vida.
Instrumento: 
  Palestra
Conteúdo Programático:
  • Autoconhecimento
  • Projeto de Vida
  • Profissões
  • Perfil dos jovens atuais e o Protagonismo juvenil
  • Habilidades e Competências
  • Etapas do planejamento do Projeto de Vida
  • Praticando: etapas de um planejamento
  • Escolhas e decisões
  • Replanejar
  • Processo contínuo de crescimento
  • A trajetória
  • Apoiadores
  • Autoconfiança 
  • Mensagem Final
Aplicador:
  Instrutor
Modalidade:
  Ambos
Carga Horária: 
  1 hora
Código: 222000047042
Nomeando às emoções o futuro começa por dentro
Descrição:
    Possibilitar aos jovens durante a jornada do autoconhecimento, o reconhecimento das emoções para compreendê-las melhor, buscando solucionar conflitos com mais facilidade e mitigar o sofrimento com vistas no desenvolvimento da inteligência emocional.
Instrumento: 
  Palestra
Conteúdo Programático:
  • Vídeo Emoções
  • Conceito de emoções
  • Quem é você?
  • Conhecer-se a se mesmo?
  • Perguntas importantes
  • O que limita você?
  • Você sabia?
  • Autoestima
  • Pensamentos negativos, o que fazer?
Aplicador:
  Instrutor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  1 hora

Código:222000065101
Qual tamanho do seu mundo?
Descrição:
    Estimular a criança a sonhar que sua mente criativa perceba que é possível realizar. Nesse sentido, estamos trabalhando a autoestima e gerando novas perspectivas. 
Instrumento: 
  Palestra
Conteúdo Programático:
  • O Sonho
  • A História do Bento
  • O Menino e a Ponte
  • Analisando o vídeo
  • A coragem
  • Momento Imagético
  • Desenhando o sonho
  • A Caixa mágica do tempo
  • As profissões
  • A escola
  • Mensagem final
Aplicador:
  Instrutor
Modalidade:
  Ambos
Carga Horária: 
  1 hora
Código: 222000065103
Protagonize - 1° ao 5° ano - Estudante
Descrição:
    O protagonize tem como objetivo de proporcionar uma experiência na educação empreendedora de uma maneira simples e acessível que possibilite que as crianças e adolescentes, do ensino fundamental, exercitem as competências empreendedoras, gerando impactos positivos no seu cotidiano e da sua comunidade aos estudantes.
Instrumento: 
  Curso
Conteúdo Programático:
  • Eu e a Família
  • Eu e a Galera
  • Eu na Sociedade
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Ambos
Carga Horária: 
  15 horas
Código:112000015238
Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira - EJA 
Descrição: 
  Tem por objetivo apresentar aos participantes estratégias e ferramentas práticas e vivenciais de entendimento do propósito de vida, empreendedorismo e finanças, alinhando a metodologia a conceitos de fundamentais, e criar as condições necessárias para o desenvolvimento das seguintes competências gerais:
COMPETÊNCIAS COGNITIVAS:
• Conhecer ferramentas de construção do projeto de vida, possibilitando ao estudante desenvolver uma carreira com propósito e significado.
• Conscientizar que a aplicação das ferramentas pode ocorrer em qualquer contexto, idade ou momento de vida.
COMPETÊNCIAS ATITUDINAIS:
• Predispor-se viver a aplicação dos conceitos no seu dia a dia, aplicando as técnicas e ferramentas no seu cotidiano.
COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS:
• Desenvolver de forma proativa um processo intencional de geração de soluções criativas utilizando ferramentas que possibilitem criar impacto positivo na sociedade, na sua carreira e na sua vida como um todo, transformando desafios em oportunidades.
Instrumento: 
  Curso

Aplicador: 
  Professor
Modalidade: 
  Ambos
Carga Horária: 
  20 horas
Emite Certificado: 
  Sim
Código: 212000026975
Aplicação do Dinocards
Descrição:
    Orientações pedagógicas e sugestões de atividades para utilização do jogo Dinolândia (1o ao 5o ano do Ensino Fundamental)
Instrumento: 
  Orientação Técnica Presencial
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  Sem carga horária
Código: 372000082527
Aplicação do Terrário - Um ecossistema empreendedor
Descrição:
    Terrário - Um ecossistema empreendedor é uma metodologia simplificada, estruturada com base numa atividade única, proposta aos estudantes do ensino fundamental do 1º ao 9º ano.
Instrumento: 
  Oficina
Conteúdo Programático:
  • Como elaborar um terrário
  • Observações do Terrário
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  6 horas
Código:372000076467
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 1º Ano do Ensino Fundamental - De onde vem, para onde vai?
Descrição:
    O programa De onde vem, para onde vai? introduz Educação Financeira para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, incentivando-os a explorar conceitos como consumo consciente e sustentabilidade de forma prática e divertida. Através de atividades interativas e jogos lúdicos, as crianças descobrem como gerenciar recursos e construir comportamentos responsáveis desde cedo.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076449
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 2º Ano do Ensino Fundamental - O que é dinheiro?
Descrição:
    O programa O que é dinheiro? leva os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental a explorar a história e a importância do dinheiro de forma lúdica e prática. Através de uma "viagem no tempo", as crianças descobrem a evolução dos sistemas econômicos, desde o escambo até a tecnologia atual, aprendendo sobre o valor e o uso responsável dos recursos financeiros.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076452
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 3º Ano do Ensino Fundamental - Quem poupa ganha!
Descrição:
    O programa Quem poupa ganha! leva os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental a explorar o mundo da educação financeira de forma prática e divertida, utilizando metáforas e comparações lúdicas, como o “elástico do ganha e gasta”, para construir uma compreensão sólida sobre o gerenciamento financeiro. Com essa abordagem, os estudantes descobrem que poupar e planejar são práticas acessíveis e essenciais para a vida.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076455
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 4º Ano do Ensino Fundamental - Quando o barato sai caro
Descrição:
    O programa Quando o barato sai caro leva os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental a explorar conceitos fundamentais de educação financeira, como o valor do planejamento e a importância de decisões conscientes. Com simulações e jogos interativos, os estudantes descobrem como fazer escolhas financeiras responsáveis e refletem sobre os impactos de suas decisões no futuro.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076457
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 5º Ano do Ensino Fundamental - Quanto custa o dinheiro?
Descrição:
    O programa Quanto custa o dinheiro? leva os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental a explorar conceitos econômicos de forma prática e contextualizada, incentivando-os a descobrir o funcionamento do sistema monetário e a importância do planejamento financeiro. Através de jogos e simulações, os estudantes refletem sobre temas como inflação, oferta e demanda, desenvolvendo uma compreensão crítica sobre o valor do dinheiro e o impacto das decisões financeiras.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076459
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 6º Ano do Ensino Fundamental - Lugar de segurança, local de finanças
Descrição:
    O programa Lugar de Segurança, Local de Finanças para o 6º Ano do Ensino Fundamental ensina educação financeira e socioambiental de forma prática, incentivando os alunos a explorar o impacto do consumo e refletir sobre práticas sustentáveis. Com atividades interativas e estudos de caso, o programa desenvolve uma mentalidade crítica, abordando temas como o Dia de Sobrecarga da Terra e a importância das finanças sustentáveis.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076460
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 7º Ano do Ensino Fundamental - Não sou todo mundo
Descrição:
    O programa Eu não sou todo mundo ensina aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental sobre a relação entre emoções e decisões financeiras, promovendo uma consciência de consumo responsável. Por meio de atividades práticas e debates, os estudantes exploram como suas emoções influenciam suas escolhas de consumo, descobrem a diferença entre necessidades e desejos e questionam as estratégias de marketing que moldam o comportamento do consumidor.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076461
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 8º Ano do Ensino Fundamental - Cuidar hoje para ter amanhã
Descrição:
    O programa Cuidar Hoje para Ter Amanhã oferece aos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental uma abordagem prática e interativa sobre Educação Financeira, incentivando-os a explorar conceitos como planejamento, gestão de recursos e tomada de decisões financeiras conscientes. Com atividades como estudos de caso e simulações, os estudantes descobrem a importância de gerenciar bem seus recursos para garantir um futuro mais seguro e estável.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076462
Aplicação do Educação Financeira na Escola - 9º Ano do Ensino Fundamental - Meu precioso dindim
Descrição:
    O programa Meu Precioso Dindim para o 9º Ano do Ensino Fundamental oferece uma abordagem prática e interativa de Educação Financeira, incentivando os estudantes a explorar conceitos como planejamento financeiro e investimentos. Com sequências de atividades, como "Planejou!", "Fixou!" e "Variou!", os alunos descobrem como definir metas, enfrentar desafios e construir uma organização financeira pessoal e familiar sólida.
Instrumento: 
  Oficina
Aplicador:
  Professor
Modalidade:
  Presencial
Carga Horária: 
  40 horas
Código: 372000076464

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